23 novembro 2006

Deus escreve direito por linhas tortas

Como indica o título deste artigo, por vezes sem nos apercebermos, Deus realmente escreve direito por linhas tortas.
Isto porque ao ler os títulos que vou pondo aos meus artigos neste cantinho, e sem que os mesmos tenham sido postos de propósito, constato que, na soma dos mesmos “obtenho uma mensagem D´Ele”.

A simplicidade de Deus é como açúcar. Procuro a catequese mas, apesar de ser um trabalho árduo é gratificante. Depois de um domingo sinto que Cristo é um irmão amigo, e como ser humano que sou por vezes perguntO-lhe:
- Será que o mal existe?

Aqui fica o meu desabafo. E como sou contra o aborto…”por dá cá aquela palha, faço uma prece, uma oração, para que quem for votar, pense primeiro.

É claro que esta é a minha interpretação, a minha maneira de ler nas entrelinhas o que Ele me quer dizer.

20 novembro 2006

A simplicidade de Deus


Dez da noite, hora em que o nosso filho se deita…mais ou menos.
Aconchego a roupa, por que a noite está fria.
Dou-lhe as boas noites e desejo-lhe sonhos azuis, por ser uma cor calma e relaxante.
Dá-me um beijo e com a inocência de uma criança, acompanhado de um sorriso simples mas sincero diz-me:
- Boa noite Pai, dorme bem!

(por vezes com palavras assim tão simples mas de dentro, sentimos o carinho de Deus, na boca de uma criança)

08 novembro 2006

Deus é como açucar



Não é normal escrever dois artigos no mesmo dia mas, hoje abri uma excepção, para um PPS que recebi e aqui transcrevo parte:

" Pedro, um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica...sem sabor."

Na verdade, Deus escreve direito por linhas tortas. Há poucos dias não sabia como responder ao meu filho sobre uma duvida dele e hoje, apenas com esta passagem, penso que ele irá compreender.

Como costume, quem quiser é só pedir.

Procuro

No curto período em que o Papa João Paulo I esteve à frente da Igreja Católica referiu, num contexto que desconheço “ O Lado Materno de Deus”.

Gostei desta referência, e das implicações belas e sublimes que a mesma trás mas não sei o seu todo. Se alguém souber ou tiver algo mais fico grato.

07 novembro 2006

Catequese - Um trabalho arduo mas gratificante



Ontem o meu filho chegou a casa, depois de mais uma catequese (4º ano) com esta conversa:
- O catequista fez umas perguntas e pediu que respondêssemos com sinceridade.
- E quais foram essas perguntas? – Perguntamos nós.
- Se acreditávamos nos milagres de Jesus!
- E tu, que respondeste? - Perguntou a mãe.
- Disse que não acreditava! – Respondeu
- Mas como não acreditas filho? – Perguntei eu.
- Não acredito porque como é que ele foi capaz de transformar água em vinho e como deu a vida a quem já estava morto!

(…) E depois de muito tentarmos explicar que a Fé move todos os que crêem n´Ele e tentarmos fazer ver que foram realmente milagres e nada humano, ele não ficou conformado com as respostas que lhe demos e disse:
- Se Deus criou tudo e não havia nada, como é que Ele existia? Então antes do nada já havia alguma coisa.

E ficámos a noite a pensar, que apesar de ele ter razão, isto é, ainda não acreditar nos milagres num mundo e numa sociedade onde a ciência faz “milagres”, como lhe explicar de maneira que perceba e compreenda que Deus existe e que Jesus foi o seu filho e fez milagres.
Rezei, rezamos os dois (pai e mãe) na cama, para que Deus na sua infinita misericórdia nos ajudasse na educação dele, quer escolar, humana e religiosa.

06 novembro 2006

Depois de um Domingo



Por vezes o padre da minha paróquia, na hora do sermão, fala, fala mas, nem sempre consegue transmitir a mensagem daquilo que tem em mente.
Ontem, entre outros dias iguais a tantos outros, conseguiu passar a mensagem em poucas palavras.
Resumidamente tinha a ver com a nossa fé e a passagem da palavra, isto é, nós como cristãos falamos sobre a Bíblia e o que ela nos transmite, no entanto, não Vivemos as palavras que saem das nossas bocas.
Como exemplo, falou nos (as) catequistas “no geral” em que ao darem a catequese, dizem que Cristo disse isto e aquilo, que devemos agir assim ou assado mas, NÃO PASSAM DE PALAVRAS OCAS JÁ QUE, NÃO AS VIVEM.

Na verdade essa é uma grande falha de muitas pessoas, ligadas ou não à igreja, até na política, mas isso não é assunto para aqui chamado.
Na verdade, nem sempre sentimos as palavras que dizemos sentir sobre Ele.
Por vezes utilizamos palavras finas, quase como um arranjo florar, para nos referirmos a Ele mas no entanto, não passam de flores plásticas, onde falta o cheiro, a verdadeira cor e a leveza das verdadeiras flores.
Muitas vezes debitamos passagens da bíblia, como se fossem artigos e alíneas de um decreto-lei qualquer, mas não as compreendemos nem tão pouco sabemos transmiti-las.

Como ele disse e bem, antes de transmitir-mos a Palavra de Deus, temos que a Viver primeiro, temos que sentir no nosso o Coração a Sua presença, temos que Amá-lo como filhos que somos e depois disso sim, passar a palavra.

Na verdade, agora que escrevo este artigo, lembro-me de algumas pessoas que sentem o citado no paragrafo anterior e noto que são palavras vividas e não apenas ditas. Noto que não é apenas uma qualquer sopa sem sabor mas sim, uma sopa com sal q.b., onde os ingredientes podem ser poucos, mas onde o sabor é divinal.

03 novembro 2006

Cristo irmão amigo

(Imagem em . de x)

“Uma imagem que me aconchega ao deitar e me dá os bons dias pela manhã”
que é como quem diz
“Com Deus me deito com Deus me levanto, na graça de Deus senhor Espírito Santo”

Um santo fim de semana.