18 junho 2007

Carta à pecadora da casa de Simão, texto do Padre Vítor Gonçalves


Recebi o presente email de um colega de universidade e, como gostei imenso das palavras, aqui o transcrevo sendo o Padre Vitor Gonçalves do "Movimento NÓS SOMOS IGREJA-PORTUGAL":
DOMINGO XI DO TEMPO COMUM
"São-lhe perdoados os seus muitos pecados,
porque muito amou."
Lc 7, 47

Carta à pecadora da casa de Simão

M.
Gostava de saber o teu nome mas S. Lucas só nos disse que foi em casa de Simão que lavaste com lágrimas os pés de Jesus, os enxugaste com os cabelos, beijaste-os e ungiste com perfume. Chamo-te M. porque podias chamar-te Madalena ou Maria, mas és certamente Mulher. Perdoa-me a ousadia em escrever-te mas, sem conhecer o teu rosto, és das mulheres mais belas do Evangelho. Os teus gestos, a humilde grandeza do teu amor, a coragem de enfrentar uma rejeição pública, e as palavras, o amor com que Jesus te reveste, fazem-me uma pontinha de inveja. Como eu gostaria de amar como tu!

Porque te conheciam como pecadora? Como à mulher que queriam apedrejar por adultério, também contigo os homens estavam isentos de pecado? Sempre gostámos muito de empolar os pecados de ordem sexual e "quase absolver" as injustiças, a exploração, os abusos de poder. Sabes, hoje ainda é muito assim: um escândalo sexual destrói a vida de alguém, a corrupção, o enriquecimento escandaloso, o poder para uso egoísta esquecem-se rapidamente e nem têm estatuto de "pecado". E a mulher continua a ser, muitas vezes, o "elo mais fraco". Achamos que pecamos pouco, mas o problema é que amamos menos ainda!

É verdade que também temos muita dificuldade em lidar com o amor. Habituámo-nos a viver "mais ou menos", e assim temos "amores mais ou menos". É desses que se alimentam as chamadas "revistas de sociedade" onde parecer (e aparecer) é mais importante que ser, em que os beijos e as lágrimas fazem parte do espectáculo. Às vezes alguns ritos religiosos também entram nessa onda. Ficamos então duros para perdoar quem errou no amor, ou refez um amor verdadeiro depois do sofrimento por um que não deu certo. Quantas lágrimas tem Jesus recebido aos seus pés, e quanto amor e perdão tem Ele dado como a ti, esquecendo-nos nós, os que vivemos na sua casa, de levar o seu perdão a quem muito ama? Como é fácil esquecer que somos Igreja "santa e pecadora", e que só o amor (que dá substância à fé) salva verdadeiramente!

Como apareceste em casa do fariseu Simão? Onde tinhas experimentado o amor de Jesus, capaz de desencadear um dos gestos mais corajosos de todo o Evangelho? Diz-nos S. Lucas que algumas mulheres acompanhavam os Doze: eras uma delas? Ficam-me muitas perguntas, mas volto a dizer-te: como desejo ter um amor a Jesus como o teu. Um amor mais forte que o pecado e que todas as derrotas, um amor que traz vida e afugenta a morte, um amor que constrói e não cola rótulos. É o amor que Jesus pede aos discípulos para viverem e darem. Perdoa-me M., e todos e todas, a quem o não tenho dado.

Um abraço deste teu irmão, Vitor, e um grande beijo, também com lágrimas, a Jesus.

13 junho 2007

Suplica

Hoje desceste do Alto
E vieste ao meu encontro
Tu e o teu Filho
Estiveram mais perto de mim

Mais uma vez te pedi
Uma graça ou um milagre
E Tu
Em segredo acolheste o meu pedido

Olhaste para as minhas mãos
Que em sinal de oração
Cruzavam uma na outra
Apertadas em suplica

Para Ti rezei, orei e supliquei
Numa quase confissão
Das faltas por mim cometidas
Contra o teu Filho

Olhei-Te nos olhos
E nas palavras sentidas
Dentro do meu ser
Esperança no meu pedido


Hoje desceste do Alto
E vieste ao meu encontro
E estavas linda
Com aquele sorriso de Mãe
E eu
Timidamente
Beijei os teus pés

11 junho 2007

Oração à Nossa Senhora de Guadalupe

Perfeita, sempre Virgem Santa Maria,
Mãe do Verdadeiro Deus, por quem se vive.
Tu que na verdade és nossa Mãe Compassiva,
te buscamos e te clamamos.
Escuta com piedade nosso pranto, nossas tristezas.
Cura nossas penas, nossas misérias e dores.
Tu que és nossa doce e amorosa Mãe,
acolhe-nos no aconchego do teu manto,
no carinho de teus braços.

Que nada nos aflija nem perturbe nosso coração.
Mostra-nos e manifesta-nos a teu amado Filho,
para que Nele e com Ele encontremos
nossa salvação e a salvação do mundo.
Santíssima Virgem Maria de Guadalupe,
Faz-nos mensageiros teus,
mensageiros da Palavra e da vontade de Deus.
Amém.

08 junho 2007

Jesus Cristo

Na maioria das igrejas temos a imagem de Jesus Cristo Crucificado, relembrando-nos que Ele deu a Vida por nós e que o que fazemos por Ele é tão pouco…











Em poucas temos a imagem de Jesus Cristo Ressuscitado, relembrando-nos que um dia, também nós ressuscitaremos e que, o que desce à terra é a carne e não a alma…





Qualquer uma das imagens acima descritas é alvo de profunda contemplação e oração e qualquer uma delas é de uma beleza extrema denotando a fé de quem as fez.

Hoje por mera coincidência, numa busca que estava a fazer, encontrei esta imagem de Cristo “estilizada” onde se concebe uma simbiose entre o Cristo Crucificado e o Cristo Ressuscitado, bonita por sinal.




Numa sociedade onde cada vez mais se vive nos extremos, nada melhor que esta imagem para nos fazer pensar um pouco mais...no meio termo de tudo.

06 junho 2007

Quinta Feira do Corpo de Cristo

E porque amanhã é 5ª feira do Corpo de Cristo...
1Cor 11, 23-26

Irmãos: Eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu Corpo, entregue por vós. Fazei isto em memória de Mim». Do mesmo modo, no fim da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova aliança no meu Sangue. Todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de Mim». Na verdade, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciareis a morte do Senhor, até que Ele venha».