Local onde de quando em vez, qual confessionário, deixarei algumas pegadas dos meus pensamentos Cristãos
15 outubro 2014
11 julho 2014
Manjedoura de Oração
Confesso que gosto
particularmente deste novo local de
oração na Igreja Mãe dos Açores, a Sé de Angra. Mais acolhedor e mais intimista
na ligação com Deus, talvez por ser um espaço mais pequeno do que o existente
até há poucos dias. Das poucas vezes em que ali estive, senti no meu âmago uma
paz enorme, quase angelical, não só pela disposição do espaço, mas sobretudo
pelo políptico ali existente que nos relata a vida de Sua e nossa mãe Maria
Santíssima. Uma vez que o mesmo espelha a vida de Maria interligada com a do
seu Filho Jesus, até hoje sentia que a imagem do terceiro quadro (nascimento de
Jesus, Deus feito Homem) destacava-se
das restantes, ainda que as medidas desta imagem sejam precisamente iguais às
dos restantes quadros. Até hoje, porque só hoje fez-se luz na minha forma de
ver, olhar e meditar sobre esta imagem em particular no políptico ali
existente. De repente, apercebi-me que destaca-se das restantes, porque este novo local de oração, por si só também
representa o local onde Maria deu à luz Jesus, e no centro dela encontra-se uma
simples e modesta manjedoura. Neste novo local de oração pudemos e devemos
adora-lO nesta manjedoura onde está
permanentemente Jesus...Sacramentado.
10 de julho de
2014
07 julho 2014
21 maio 2014
09 maio 2014
25 março 2014
Tempo
Quase
a meio da existência
Humanamente
possível
E
por Deus admissível
Chega
um momento
Uma
altura e um tempo
Em
que precisamos de parar
Parar
para refletir
Sossegar
e pensar
Sobre
o nosso propósito existencial
A
nossa ligação com os demais
Os
afetos pessoais e familiares
Para
condignamente prepararmo-nos
Prepararmo-nos
para a vinda
Da
Nova Jerusalém
No
final da restante metade
Precisamos
parar e escutar
Para
ouvir o Seu mensageiro
…o
Tempo.
20 março 2014
Santidade
A minha santidade anda
pelas ruas da podridão amargurada. Por detrás de palavras bonitas e sentidas no
momento, sou tentado a ir pela escuridão tenebrosa, mofosa e ardente, ao invés
da Luz
de Deus, que me ilumina constantemente o verdadeiro caminho, através
das palavras bonitas e sentidas no
momento.
Acredito que é pelo sopro do Espirito Santo, que as palavras
que passo para o papel possam aquecer alguns corações ainda mais frios que o meu e não pela minha ignorância total dos
desígnios de Deus. Sinto que, tal como a Beata Teresa de Calcutá, não sou nada
nem ninguém, sou simplesmente um pequeno e rude lápis na Sua mão, com o qual
ele escreve aquilo que deseja porque, se fossem apenas palavras minhas, seriam
estéreis e inúteis, aumentando mais ainda a escuridão dos corações ainda mais frios que o meu.
A minha aparente
santidade é tudo menos isso. Posso não ter pecados mortais, mas pecar por
pensamentos, palavras, atos e omissões, não deixam de ser Pecados. Pecados que
me marcam, magoam e ferem profundamente o meu coração, afastando-me cada vez
mais da santidade humanamente possível.
A Luz de Deus afasta-se gradualmente, ao contrário da
escuridão, que se aproxima rapidamente, mas não é Ele o responsável, sou eu que
não tenho forças humanamente suficientes e deixo-me seduzir, não pelo Bem
perpétuo mas sim pelo Mal finito, muito mais envolvente e acessível do que
Santa Maria Scala Coeli[1].
Sou responsável por um
pequeno punhado de Homens que Te seguem como Te seguia a Tua e Nossa Mãe Maria
Santíssima, no entanto, Meu Senhor e Meu
Deus, os seus corações estão mais abrasados do que o meu, para Te
encontrarem desta forma especial e peculiar que são as Romarias Quaresmais. Talvez
por esse facto é que eu os seguirei e não ao contrário, talvez por isso é que
eu serei o último depois do último, mas mesmo neste lugar, ainda serei
privilegiado e sinto que não sou merecedor de tal privilégio, Meu Senhor e Meu Deus.
A minha aparente
santidade é tudo menos isso, é uma santidade marcada e manchada de uma impureza
atroz, onde a Luz de Deus dificilmente entra e a escuridão está impregnada em
todo o meu ser.
Termino este meu
desabafo suplicante com uma pequena oração à Senhora de Guadalupe, minha
medianeira:
Minha doce e terna Mãe
Só tu tens o poder
De engrandecer as súplicas
Da amargura da minha vida
E da aridez que muitas vezes sinto
Apenas tu e só tu
Transformas a minha amargura
E a aridez espinhosa
Em pequenas gotas de orvalho matinal
Na flor mais bela do nosso jardim
Minha terna e doce flor
Peço-te que recebes
As minhas fracas orações
Por vezes apenas faladas
Na ausência do coração
Só tu consegues embelezar
As palavras rudemente ditas
Dos pensamentos sentidos
Por este teu filho pecador
Junto a Teu Filho Nosso Senhor.
11 março 2014
Oração
Nossa
doce e terna Mãe
Só
tu tens o poder
De
engrandecer as súplicas
Da
amargura das nossas vidas
E
da aridez que muitas vezes sentimos
Apenas
tu e só tu
Transformas
as nossas amarguras
E
a aridez espinhosa
Em
pequenas gotas de orvalho matinal
Na
flor mais bela do nosso jardim
Nossa
terna e doce flor
Peço-te
que recebes
As
nossas fracas orações
Por
vezes apenas faladas
Na
ausência do coração
Só
tu consegues embelezar
As
palavras rudemente ditas
Dos
pensamentos sentidos
Por
estes teus filhos pecadores
Junto
a Teu Filho Nosso Senhor.
11 de Março de
2014
18 fevereiro 2014
Carta de um filho a todos os pais
"Não me dês tudo o que te peço. Às vezes peço apenas para saber qual é o máximo que posso obter.
Não me grites. Respeito-te menos quando fazes isso; e ensinas-me a gritar também. E eu não quero fazê-lo.Não me dês sempre ordens. Se em vez de dares ordens, às vezes me pedisses as coisas com um sorriso, eu faria tudo muito mais depressa e com gosto.
Cumpre as promessas, boas ou más. Se me prometeres um prémio, dá-o; mas faz o mesmo se for um castigo.
Não me compares com ninguém, especialmente com o meu irmão ou com a minha irmã. Se me fizeres sentir melhor que os outros, alguém irá sofrer; e se me fizeres sentir pior que os outros, serei eu a sofrer.
Não mudes tão frequentemente de opinião acerca daquilo que devo fazer. Decide, e depois mantém essa decisão.
Deixa-me desembaraçar sozinho. Se fizeres tudo por mim, eu nunca poderei aprender.
Não digas mentiras à minha frente, nem me peças que as diga por ti, mesmo que seja para te livrar de um sarilho. Fazes com que me sinta mal e perca a fé naquilo que me dizes.
Quando eu fizer alguma coisa mal, não me exijas que te diga a razão por que o fiz. Às vezes nem eu mesmo sei.
Quando estiveres errado em algo, admite-o e será melhor a opinião que eu terei de ti. Assim ensinar-me-ás a admitir os meus erros também.
Trata-me com a mesma amabilidade e cordialidade com que tratas os teus amigos. Lá por sermos família não quer dizer que não possamos ser também amigos.
Não me digas para fazer uma coisa que tu não fazes. Eu aprenderei aquilo que tu fizeres, ainda que não me digas para fazer o mesmo; mas nunca farei o que tu me aconselhas e não fazes.
Quando te contar um problema meu, não me digas «não tenho tempo para tolices», ou «isso não tem importância». Tenta compreender-me e ajudar-me.
E gosta de mim. E diz-me que gostas de mim. Agrada-me ouvir-te dizer isso, mesmo que tu não aches necessário dizê-lo.
(Marita Abraham)"
10 fevereiro 2014
04 fevereiro 2014
MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO PARA A QUARESMA DE 2014
Retive este paragrafo para meditação, desta mensagem do Santo Padre, que poderá ser lida na integra aqui
"(…)
Queridos
irmãos e irmãs, possa este tempo de Quaresma encontrar a Igreja
inteira pronta e solícita para testemunhar, a quantos vivem na miséria
material, moral e espiritual, a mensagem evangélica, que se resume no anúncio
do amor do Pai misericordioso, pronto a abraçar em Cristo toda a pessoa. E
poderemos fazê-lo na medida em que estivermos configurados com Cristo, que
Se fez pobre e nos enriqueceu com a sua pobreza. A Quaresma é um tempo propício para o despojamento; e far-nos-á bem questionar-nos
acerca do que nos podemos privar a fim de ajudar e enriquecer a outros com a
nossa pobreza. Não esqueçamos que a verdadeira pobreza dói: não seria válido um
despojamento sem esta dimensão penitencial. Desconfio da esmola que não
custa nem dói.
(…)"
31 janeiro 2014
Oração à Sagrada Familia
Jesus, Maria e José,
em Vós, contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor,
a Vós, com confiança, nos dirigimos.
em Vós, contemplamos
o esplendor do verdadeiro amor,
a Vós, com confiança, nos dirigimos.
Sagrada Família de Nazaré,
tornai também as nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
escolas autênticas do Evangelho
e pequenas Igrejas domésticas.
tornai também as nossas famílias
lugares de comunhão e cenáculos de oração,
escolas autênticas do Evangelho
e pequenas Igrejas domésticas.
Sagrada Família de Nazaré,
que nunca mais se faça, nas famílias, experiência
de violência, egoísmo e divisão:
quem ficou ferido ou escandalizado
depressa conheça consolação e cura.
que nunca mais se faça, nas famílias, experiência
de violência, egoísmo e divisão:
quem ficou ferido ou escandalizado
depressa conheça consolação e cura.
Sagrada Família de Nazaré,
que o próximo Sínodo dos Bispos
possa despertar, em todos, a consciência
do carácter sagrado e inviolável da família,
a sua beleza no projeto de Deus.
que o próximo Sínodo dos Bispos
possa despertar, em todos, a consciência
do carácter sagrado e inviolável da família,
a sua beleza no projeto de Deus.
Jesus, Maria e José,
escutai, atendei a nossa súplica.
escutai, atendei a nossa súplica.
Oração
do Santo Padre Papa Francisco em 29/12/2013
29 janeiro 2014
28 janeiro 2014
16 janeiro 2014
06 janeiro 2014
19 dezembro 2013
16 dezembro 2013
Batismo
Não sei porque é que
fui batizado tão tardiamente, tendo em conta que é normal uma criança ser
batizada mais cedo ou em datas marcantes no calendário religioso mas isso,
pouco importa agora. Interessa sim é que nessa data tornei-me filho de Deus e
isso basta-me.
15 dezembro 2013
13 dezembro 2013
Natividade
O Natal está à porta. Este ano temos na nossa casa os meus sogros por uns tempos. A minha sogra foi operada à coluna e não podendo subir e descer escadas (como na sua casa), na minha casa tem uma parte sem escadas onde tem todos os cómodos necessários e na sala jantamos em família os cinco. Assim, foram recebidos como quem recebe a sagrada família em sua casa aguardando o nascimento do Menino. Não tarda o Natal chega, mas a maioria das pessoas olha mais para o Pai Natal e o consumismo exacerbado em vez do principal e essencial que é o Redentor.
Subscrever:
Mensagens (Atom)







