21 novembro 2007

Pensamento


Aos poucos apercebo-me de que todos nós, precisamos do Amor de Cristo. De seguir, ou pelo menos tentar, as suas pisadas e agir do modo que Ele agiu. Cada vez mais temos sede do Seu sangue e da Sua carne, de encontrar um caminho na nossa vida, errante muitas vezes.
Esta pequena introdução porque, após o curso, vejo com regularidade junto do Sacrário algumas das pessoas que também estiveram no mesmo curso, a meditarem e a conversarem com Ele, mais ainda, todos eles dizem que vão para a Escola do Movimento em vez de ficarem em casa nas sextas-feiras à noite.
Esta constatação apenas me faz lembrar que, afinal se encontrarmos Cristo em algum lugar, logo o queremos seguir.
Pena é que nem todas as pessoas O encontrem e muitas não O queiram procurar.

16 novembro 2007

Ajudar o próximo


Depois de sair do já citado Curso de Cristandade, uma das coisas que nos foi sugerido era inserirmo-nos em movimentos (da igreja ou não) que ajudassem o próximo. Por mim, já me encontro inserido em duas situações que me dão que fazer, sem descurar, a vida família, que também é muitíssimo importante nos dias que correm. Mas mesmo assim, fiquei a pensar:
“- Se calhar devia fazer mais alguma coisa, inserir-me em mais alguma coisa em prol do próximo!”.
Mas na verdade, estando integrado em duas situações, “antes poucas e bem do que muitas sem prestar”, penso já fazer a minha quota-parte.
O mais engraçado é que no meu serviço, nunca me tinha ocorrido que é mais uma situação onde ajudo o próximo, e se não estivesse atendo, vai-se lá saber o porquê, nunca me apercebia, mas passo a explicar.
Hoje pela manhã, estava eu no meu local de trabalho, como sempre obviamente, e ao atender um casal com um problema (como tantos outros, infelizmente) e depois de os ter ouvido e pensado o que a Lei permitia para o caso concreto (sim também tenho que trabalhar com Leis do homem), disse-lhes o que haviam de fazer para resolver esse problema (enorme para eles e para mim de resolução fácil, felizmente). No fim de preencher os papéis, meramente burocráticos, disseram-me:
- Muito obrigado pela ajuda que nos deu, não sabe o peso que nos tirou!
- Não tem de quê, estamos aqui é para isso, ajudar as pessoas. – Respondi.
E aqui estou a passar este meu testemunho, do pouco que fiz, pelo muito que foi para o próximo, qual Cirineu a ajudar Cristo na sua caminhada de ajuda ao próximo, A NÓS!

12 novembro 2007

Mateus 25-40


"O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes."

07 novembro 2007

Cristo ressuscitado

Aqui na ilha onde vivo, existe uma igreja relativamente recente (igreja de São Carlos – freguesia de São Pedro) que tem uma particularidade. O Cristo, ao contrário de tantos lugares de culto onde é um Cristo crucificado, este é um Cristo ressuscitado. Por vezes sonho, se um dia pudesse fazer uma casa de raiz, modesta por certo, gostaria que tivesse uma pequena ermida onde, como nesta igreja, estaria um Cristo ressuscitado. Aliás, Cristo ressuscitado é a promessa que nos foi deixada por Ele.
Como também poderão ver, existe uma dualidade neste Cristo, por força da localização dos pontos de luz. Por um lado, o Cristo físico, ressuscitado, por outro, a sombra do Cristo que já foi crucificado.
Fiquem com Deus!

06 novembro 2007

Eu e Cristo maioria absoluta

O curso acabou para "este casal". Foi bom e bastante proveitoso. Agora, começou o 4º Dia do resto das nossas vidas.
Retiramos uma frase, quase politica mas, com muita profundidade religiosa:
"Eu e Cristo maioria absoluta"
Fiquem com Deus!