Da Quaresma à Páscoa | Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, por um monge Cartuxo
Uma excelente leitura para estes dias.
Local onde de quando em vez, qual confessionário, deixarei algumas pegadas dos meus pensamentos Cristãos
30 março 2012
29 março 2012
Bento XVI no México
Bento XVI reza diante da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do México, no Colégio de Miraflores, em León
28 março 2012
Da quaresma à pascoa
Monge cartuxo do Mosteiro Scala Coeli, Évora, revela espiritualidade da Quaresma no site do secretariado nacional da pastoral da cultura
Excelentes passagens para leitura e meditação, com o titulo da Quaresma à Páscoa
Vale a pena "perder tempo" para ganhar um pouco da Vida eterna
15 março 2012
Os "excluidos" também vão à missa
Segunda-feira dia 5 de março de 2012.
Era sensivelmente oito da noite. Foi a última reunião preparatória da romaria. Estavam presentes cerca de 20 irmãos, sendo que quatro tinham vindo da Graciosa, para além do Padre, seu pároco.
Estávamos a aguardar que o Padre se paramentasse para celebrar a sagrada eucaristia, quando entrou um homem, não muito velho mas, gasto pelo aparente uso em demasia de bebidas alcoólicas. Entrou um pouco a cambalear em direção à sacristia, no intuito, julgo eu, de pedir algum apoio ao Padre que ali é responsável e foi-lhe dito que não estava.
Saiu em direção à porta.
O Padre entretanto dirigiu-se à capela do sacrário para ali celebrar o santo ofício com os irmãos presentes, como é habitual, quando pode estar presente.
Começou a celebração e com eles, “esse homem, não muito velho mas, gasto pelo aparente uso em demasia de bebidas alcoólicas” acompanho-os na cerimónia. Mesmo na aparente falta de alguma lucidez, esteve ali, quieto, calado e com atenção, se calhar até com mais atenção do que muitos quando “vão” à missa.
Quando chegou o momento de comungar, ordeiramente, também comungou. A celebração continuou. Chegou ao fim e, também ele fez o sinal da cruz e aí, dirigiu-se para a saída da igreja.
Pobre homem, pensei eu, mas lá no fundo, fez mais do que muitos de nós, seguramente. Lá no fundo, seguramente a fé dele, apesar de debilitada pelos caminhos que tem vindo a percorrer nesta vida, algo ou Alguém o chamou para ali estar, assistir e sobretudo participar, coisa que muitos de nós, possivelmente não o fazemos, muitas vezes.
Peço a Deus que, esse homem, não muito velho, mas gasto pelo aparente uso em demasia de bebidas alcoólicas, tenha visto, ainda que debilmente, a Luz que Deus emanou e o iluminou naquele dia, tenha sentido o calor do Amor de Jesus e o sopro do Espirito Santo na sua alma.
No dia seguinte estava lá novamente, no entanto, talvez por ter mais pessoas, não passou da porta. Talvez porque esse homem, não muito velho, mas gasto pelo aparente uso em demasia de bebidas alcoólicas, mas com sentimentos, iria sentir-se marginalizado (duplamente) com os eventuais olhares reprovadores de algumas dessas pessoas, excluído como os demais semelhantes a ele.
06 março 2012
Romaria
Desta madrugada que se aproxima e até ao próximo domingo dia 11, irei estar (juntamente com os restantes irmâos) em "retiro ao ar livre" pelos caminhos desta ilha "apenas" orando. Como diria Gaspar Frutuoso "saudades do céu"
01 março 2012
Jesus de Nazaré e as mulheres
Hoje um colega de serviço, sabendo que eu estava interessado (mas não por agora) ofereceu-me este livro. Sobre o mesmo poderá ser lido aqui. Agora é colocá-lo na mesa de cabeceira para ir lendo nestas noites frias.
Subscrever:
Mensagens (Atom)