26 novembro 2010

Farsa versus autenticidade

"Vivemos numa época em que a farsa reina sobre a autenticidade. Farsa em todos os sentidos e em quase todas as situações do dia-a-dia.Longe vai o tempo em que a palavra acordada entre duas pessoas valia mais do que algo passado a escrito e assinado. Mais longe vai o tempo em que as pessoas defendiam causas nobres em prol de todos sem excepção, ao invés de hoje, em que uma grande maioria de pessoas defende o seu umbigo e os umbigos dos mais chegados.
A Europa apelidada de “Mundo Velho” e infelizmente em concordância com o “Mundo Novo” vai a reboque desta última, em prol da Republica e da Democracia, no entanto, de republicanos e democratas, pouco tempos. Temos cada vez mais, isso sim, autoritarismos absolutos, cegos e surdos.
À frente de muitas instituições políticas, humanitárias e sociais (entre outras) estão pessoas que, apregoando a democracia, a humanidade e a solidariedade, fazem tudo menos isso. São pessoas que se aproveitam desses cargos para favorecerem-se a si e aos seus. São pessoas que discursam horas a fio “bons costumes”, mas no entanto, pecam pelo vazio das suas obras e acções, ou seja, agem em contradição com aquilo que dizem. Fazem-me lembrar a parábola descrita em Lucas 18.9-14, onde encontramos um fariseu e um publicano a orarem. O primeiro orgulha-se de ser um fiel cumpridor da Lei e de fazer mais do que o pedido, em suma ser um “exemplo” para os demais. O segundo nem sequer levanta o seu olhar, parece ter vergonha de olhar para Deus e bate no peito, mostrando que está arrependido, aliás, bater no peito não terá sido uma atitude de oração mas sim de desespero. Desespera-se porque Deus não tem lugar na sua vida, no entanto, Deus perdoa-o.
O fariseu, apesar de tudo o que disse e fez, não foi simples, sincero e autêntico como o publicano. Ao fim e ao cabo este homem vivia uma farsa camuflada na Lei.
Os tempos de hoje não são como os de outrora, no entanto, a autenticidade das palavras e actos do Homem, deveria permanecer imutável, como imutável é a palavra de Deus.
Ontem, hoje e muito possivelmente amanhã, a Farsa é Rainha e Senhora neste mundo dito democrata.

E nós, quem realmente somos e como agimos?

Somos mais um fariseu ou mais um publicano?"

Sem comentários: