24 maio 2006

À procura da palavra

Recebido por email e como achei interessante aqui o transcrevo:

À PROCURA DA PALAVRA
Padre Vitor Gonçalves

DOMINGO VI DA PÁSCOA Ano B
"Deus não faz acepção de pessoas."
Act 10, 34


No mundo


Andamos há dois mil anos a escrever os "Actos dos Apóstolos". Porque Jesus não deixou estatutos nem regulamentos, não programou estratégias nem resultados, antes confiou na surpresa do Espírito a trabalhar no coração dos irmãos. Não foi fácil sair da estreiteza legalista para a universalidade da graça (e ainda hoje é difícil entender a ousadia do Espírito Santo!) mas as páginas luminosas ou escuras destes "Actos" têm o sabor de um caminho feito de mãos dadas com Jesus. Ainda que, às vezes, nos percamos, sabemos que não nos faltarão sinais para reencontrar o caminho.
Nas estradas de Espanha e França existe um sinal de orientação que é a alegria dos automobilistas. Tem escrito: " Todas as direcções"! Quando quase se desespera por não saber para onde ir, aparece aquela placa salvadora que renova a esperança de, mais à frente, encontrar de novo o rumo. Os momentos em que nos sentimos perdidos nem sempre são sinal de desgraça; podem servir para rever os itinerários e fortalecer as decisões, para nos abrirmos a outras possibilidades e ler melhor os sinais ou para nos surpreendermos com os passos que Deus imprime neste mundo. Jesus indica sempre caminhos novos a quem estava perdido e devolve a dignidade e a esperança a quem era excluído.
O barro deste mundo é o lugar onde vamos escrevendo os passos dos apóstolos que somos nós. Não se trata de um livro ideal onde não haveria lugar para as misérias que também compõem a nossa vida e a vida da Igreja. Não é um livro de contabilidade com colunas de deve e haver, nem uma crónica panegírica a exaltar feitos e conquistas. É mais um diário escrito com sangue e com amor, onde os gestos dos pequeninos valem tanto com as obras vistosas dos ilustres, e aquilo que merece ser recordado é a grandeza humilde de Deus que tanto amou este mundo que lhe deu o seu Filho! Por isso, é no mundo que se abrem sempre os incontáveis caminhos para chegar ao coração do homem, é no mundo que o Espírito promove humanidade e crescimento, é no mundo que Deus continua a passar e a chamar. Não escutar quem vive no mundo é fecharmo-nos aos clamores e anseios que Deus sempre ouve. É tornarmo-nos terra endurecida quando nos é pedido continuar a ser barro.
Escrever os "Actos" é contar os passos de Deus no mundo e em nós. Como tão bem exprimiu Sebastião da Gama: " O Senhor Deus passou.../ Passou e não parou / Mas porque eu sou de barro / e o barro é mole / levemente deixou impressa / no meu corpo de barro ! a sua subtilíssima pegada.!"

Sem comentários: