20 abril 2009

Marta e Maria

Em Lucas 10 (38-42), temos a seguinte passagem:

"Continuando o seu caminho, Jesus entrou numa aldeia. E uma mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra. Marta, porém, andava atarefada com muitos serviços; e, aproximando-se, disse: «Senhor, não te preocupa que a minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe, pois, que me venha ajudar.» O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e perturbada com muitas coisas; - mas uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.»"

Durante a leitura do livro "Deus responde no deserto" encontrei a seguinte passagem, a respeito do acima mencionado:

"FECUNDIDADE DA VIDA CONTEMPLATIVA

Entre os variados e profundos aspectos da vida contemplativa que particularmente nos interessam e que, por assim dizer, nos dão segurança, situa-se a sua fecundidade apostólica: fecundidade que se realiza na maior medida, apesar das condições e dos meios que pareceriam próprios a impedi-la, o isolamento e o silêncio. É verdade que a actividade apostólica, na sua expressão mais usual, concretiza-se pelo movimento e pela palavra. O próprio Salvador a definiu na missão conferida aos Apóstolos: «Ide e pregai a todas as gentes». Não é no entanto menos verdade que a vida contemplativa — a «melhor parte» segundo palavras do mesmo Jesus — transforma elementos aparentemente opostos em validíssimos instrumentos de uma idêntica finalidade e de um mesmo resultado.
«A paixão missionária e o sentimento eclesial são componentes fundamentais de toda a autêntica vida contemplativa. A contemplação, como conhecimento de Deus, não é só um mistério de intimidade individual, mas também um mistério, de união com os irmãos. Servo e adorador de Deus, mas também filho da terra, o contemplativo não pode deixar de ser bem humano, de se encontrar muito presente no coração do mundo. Não só presta homenagem à transcendência divina, como sabe encontrar em Deus um amor ardente pelo próximo."

Realmente, quer a passagem na Sagrada Escritura, quer esta passagem do livro em questão mostra-nos a "diferença" entre a vida activa e a vida contemplativa no seio da Santa Igreja. No meu fraco entender uma não substitui a outra, no entanto, não devemos descurar a parte contemplativa, não devemos passar ao lado daqueles(as) irmãos(as) que vivem apenas na contemplação, "a melhor parte" segundo Nosso Senhor Jesus Cristo.

É certo que todos nós (meros cordeiros de um rebanho maior), temos um pouco das duas. Umas vezes somos Marta e outras vezes somos Maria mas se, a melhor parte é a contemplação, tentemos contemplar mais o Divino e oremos por aqueles (as) que "apenas" O contemplam.

5 comentários:

Maria João disse...

No outro dia li um livro (não me lembro de quem, mas era aceite pela Igreja) que dizia que o cristão tem de ser cada vez mais um contemplativo em acção.

A contemplação é para todo o cristão que quer viver Cristo.



beijos

joaquim disse...

ó Paulo, meu amigo, eu agora ando um bocado Marta e já me faz falta o ser um pouco mais Maria...

Abraço amigo em Cristo

Paulo disse...

Realmente Maria João, um dois em um (como o champoo) contemplativo em acção, se bem que, muito honestamente, fiquem sem saber bem como é essa contemplação em acção. Se souberes o nome do livro, agradeco-te.

Paulo disse...

Meu Amigo Joaquim, no meu caso, sinto-me cada vez mais Maria e menos Marta.

Ecclesiae Dei disse...

Nessa vida corrida que temos, com tantos afazeres, trabalho, casa, família... me sinto muito Marta... mas busco os fins de semana e os horários livres para sentir um pouquinho do que Maria sente, aos pés de Jesus!
Abraços fraternos
João