06 outubro 2013

Carta aos Monges Cartuxos da Scala Coeli no dia do seu fundador


 


Irmãos e Amigos em Cristo com Maria nossa medianeira,

 é com os olhos postos no rosto de Cristo na Sua Paixão por nós que vos escrevo neste dia.

Olho para o Seu rosto em alguns locais de culto e noto que a primeira impressão que tomamos é de dor, sofrimento, amargura e submissão ao Pai. No entanto, olhando mais de perto, olhando nos Seus olhos, vejo isso tudo, mas também vejo um olhar profundo. Um olhar-Nos nos olhos com alegria e satisfação pela nossa redenção, mesmo por aqueles que não creem nele. Um olhar-Nos nos olhos esperando que O vejamos verdadeiramente e que os nosso olhos se abram para o Pai.

A sua boca entreaberta leva-nos a ouvir as suas “últimas palavras”, no entanto, também nos diz “- Vem e segue-Me!” ou “- Amai-vos uns aos outros, como Eu vos Amei!”

Neste dia especial para vós, tendo em conta que é o dia de São Bruno, fundador desse Oásis no deserto em que vivemos, também é particularmente especial para mim e demais irmãos leigos, que não estando entre vós, tentam (mediocremente admito, a titulo pessoal) segui-lO como vós o seguem.

É com os olhos postos no rosto de Cristo que creio em Deus, mesmo quando as dúvidas pairam sobre a minha mente, porque sinto que a minha alma está em Deus, porque Maria Sua e nossa Mãe está permanentemente com a sua mão sobre o meu ombro, transmitido confiança, fé e esperança, ainda que muitas vezes (mais do que as que queria e devia)... esqueço-me dela.

Deus vos continue a abençoar…como SEMPRE e para SEMPRE,

Sem comentários: