10 dezembro 2020

19 anos

 


 


Faz hoje 19 anos que me despedi da minha mãe de coração. Naquele momento algumas lagrimas teimavam em querer sair dos olhos, quais quedas de água, mas alguém se antecipou a mim. Naquele momento, de certa forma criei a barragem do Cabril e apenas saiu um pequeno fio de água, qual nascente do rio Zêzere. Foi um momento duro, mas ao mesmo tempo reconfortante, sabendo que minutos antes de receber a chamada da tua partida para o Pai, tinha tomado a decisão de ir visitar-te naquela semana. Quero crer que estavas à espera dessas minhas palavras, para te separares desse corpo que aqui te prendia, mesmo que não tivesses noção do teu estado.

Na altura achei prematura a tua partida, mas algum tempo depois, consegui admitir que foi melhor assim. Estavas sem saber que estavas. Ninguém quer que os nossos entes queridos partam, mas é a lei da vida. Como muitas pessoas dizem, temos que fazer o luto, contudo, é algo que até agora não fomos ensinados, Ainda não fomos ensinados para aceitar a única certeza que temos nesta passagem, e como tal, é emocionalmente duro ver alguém que gostamos, partir.

Não fiquei órfão, uma vez que a minha mãe de sangue ainda é viva, graças a Deus, no entanto, devido a vários fatores da vida, alheios à nossa vontade, tu é que estiveste sempre presente, quando a minha presença, algumas vezes, era ausência para alguns.

Mesmo residindo a meio do Atlântico, tiveste a coragem de me vires visitar em alturas marcantes da minha vida familiar e até conseguiste que o avô emprestado (como lhe chamo) viesse também.

Várias vezes na semana ligava-te, não só para ouvir a tua voz, mas também para conversar, desabafar, pedir uma opinião e tu também fazias o mesmo.

Creio que estejas perto de Deus e mesmo que ainda estejas à distância de mais algumas orações, sabes que contas comigo, mesmo que essas orações sejam apenas conversas com Deus.

 

 

Parece que foi há pouco tempo. Alguns dias, semanas, meses, mas faz 19 anos.

 

10 de dezembro de 2020

Sem comentários: