26 março 2007

Pai Nosso em Aramaico

É desta oração que derivou a versão atual do "Pai-Nosso", a prece ecumênica de ISSA (Jesus Cristo). Ela está escrita em aramaico, numa pedra branca de mármore, em Jerusalém / Palestina, no Monte das Oliveiras, na forma que era invocada pelo Mestre Jesus. O aramaico era um idioma originário da Alta Mesopotâmia, (séc VI ac), e a língua usada pelos povos da região. Jesus sempre falava ao povo em idioma aramaico. A tradução direta do aramaico para o português (sem a interferência da Igreja), nos mostra como esta oração é bela, profunda e verdadeira, condizente com o Mestre Jesus.

“Pai-Mãe, respiração da vida, Fonte do som, Ação sem palavras, Criador do Cosmos!.
Faça sua Luz brilhar dentro de nós, entre nós e fora de nós para que possamos torná-la útil. Ajude-nos a seguir nosso caminho respirando apenas o sentimento que emana do Senhor.
Nosso EU, no mesmo passo, possa estar com o Seu, para que caminhemos como Reis e Rainhas com todas as outras criaturas.
Que o Seu e o nosso desejo, sejam um só, em toda a Luz, assim como em todas as formas, em toda existência individual, assim como em todas as comunidades.
Faça-nos sentir a alma da Terra dentro de nós, pois, assim, sentiremos a Sabedoria que existe em tudo.
Não permita que a superficialidade e a aparência das coisas do mundo nos iluda, E nos liberte de tudo aquilo que impede nosso crescimento.
Não nos deixe ser tomado pelo esquecimento de que o Senhor é o Poder e a Glória do mundo, a Canção que se renova de tempos em tempos e que a tudo embeleza.
Possa o Seu amor ser o solo onde crescem nossas ações.
Que assim seja “.

7 comentários:

Maria João disse...

Não conhecia.

É muito bonita. Obrigado pela partilha.

sedente disse...

há mt mistério duvidoso à volta desta oração...tão duvidoso k n vejo mts semelhanças com o Pai-Nosso que Jesus entregou aos apóstolos como oração.
Agora é flagrante afirmar tal coisa sem pensar que por trás, existe a vontade de algumas pessoas, d fazer passar ao mundo, a pouca originalidade de Jesus em criar súplicas, pois Ele copiou... mas + uma vz, na minha opinião, n acho esta prece parecida com a oração do Senhor, nem nado nos diz k Jesus a rezava, só mesmo que a pedra onde está inscrita existia já no século 1.
A parte "sem interferência da Igreja", revela + uma vz o pouco amor ao Corpo místico de Cristo, como s a Igreja fosse obscura, algo k impedisse a comunhão com Cristo e o seu Evangelho, Ele que a fundou para perpetuar a sua mensagem.
Teorias à Dan Brown...
abrç+

Paulo disse...

Amiga Maria João, polemicas à parte também a achei muito bonita.

Amigo Sedente, poderás ter razão mas, quem me a enviou nada tem a ver com Dan Brown e, no seu fundo até tem algo de Jesus

Possato Jr. disse...

Que belo texto!!!

Com sua permissão, pretendo publicá-lo em um lista "especialista em heresias", hehehehe...

É a lista da Teologia da Libertação, expressão ímpar da Igreja latino-americana!

Esses meus coleguitchos vaõ gostar!

Paz & Bem!!!

Possato Jr. disse...

Ah, peraí...

Esqueci de dizer uma coisa!!! Vou publicar pq se trata se uma bela oração, mas não pq eu acredite se tratar do Pai-Nosso original!

Aliás, bastou uma pesquisa rápida, na Internet, pra saber que trata-se de uma história inventada!

Em todo caso, continua sendo uma bela oração!

Paz & Bem!!!

. disse...

Venho informar-te que surgiu uma nova comunidade na blogosfera. Trata-se do encontro de vários rostos de Cristo que vamos encontrando por aí. Este site procura juntar vários pedaços desta nossa peregrinação terrena.

O objectivo deste blog é formarmos já hoje uma unidade que nos é pedida tantas vezes. Aceitares o desafio de entrares nesta loucura de te deixares guiar por Ele nas tuas palavras. A tua voz fará a diferença! Ele precisa de ti!

Para participares neste desafio divino, vai-te ser enviado um convite para seres um dos membros do blog Raízes do Mundo. Basta aceitares e poderás começar de imediato a postar. Poderás também indicar para este mesmo endereço de mail, pessoas que aches que possam vir a enriquecer este nosso espaço. É importante que todos participem! Como não tenho o mail que utilizas no blogger peço que mo envies para raizesdomundo@gmail.com!

Torna-te um radical de Deus! Ousa, já hoje, confiar neste Amor que chama por ti…

Unknown disse...

Tudo errado
O inicio do texto ai, se refere a uma parte que tinha em cima!!
Poxa, copia mas copia certo =/

Link original: http://www.nossosaopaulo.com.br/Espiritismo/A_PaiNosso.htm