24 outubro 2008

Os 4 degraus



"Um dia, ocupado no trabalho manual, comecei a pensar no exercício espiritual do homem. E eis que, de repente, enquanto refletia, se apresentaram a meu espírito quatro degraus espirituais: a leitura, a meditação, a oração, a contemplação.
Esta é a escada dos monges, que os eleva da terra ao céu. Embora dividida em poucos degraus, ela é de imenso e incrível comprimento, com a ponta inferior apoiada na terra, enquanto a superior penetra as nuvens e perscruta os segredos do céu (cf. Gn 28,12).
Estes degraus, assim como são diversos em nome e em número, também se distinguem pela ordem e o valor.
Se alguém examina diligentemente suas propriedades e funções, o que produz cada um deles para nós, e como diferem e se hierarquizam entre si, achará pequeno e fácil por sua utilidade e doçura todo o trabalho e esforço que lhes dedicar.
A leitura é o estudo assíduo das Escrituras, feito com aplicação do espírito.
A meditação é uma ação deliberada da mente, a investigar com a ajuda da própria razão o conhecimento duma verdade oculta.
A oração é uma religiosa aplicação do coração a Deus, para afastar os males ou obter o bem. A contemplação é uma certa elevação da alma em Deus, suspensa acima dela mesma, e degustando as alegrias da eterna doçura."

Excerto retirado daqui

E com esta imagem, serena, calma e transcendente, vou de fim de semana.

5 comentários:

Ecclesiae Dei disse...

Degraus que os levam ao céu, e podem nos levar também!
Já havia ouvido sobre eles, mas não tinha parado para pensar na profundidade que mostrou em seu post!
Um ótimo fim de semana!

Maria João disse...

Os degraus da santidade ... :)


beijos em Cristo e Maria

Lavrador disse...

Já foi o fim de semana!!!

Gostei da sua reflexão!!!

Madeleine K disse...

Nossa, esse é realmente um post maravilhoso!...Sinto no mais fundo do meu coração a importância da parte espiritual no caminho da alma para Deus. E isso está tão relegado, tão esquecido ultimamente...Quanto a formação espiritual é vital para que se caminhe nesta via de amor para o Amor, que é nosso Deus.Deus lhe pague muito por nos trazer esta leitura tão edificante e formativa! Jesus Amado e Maria Santíssima lhe abençoem e guardem, bem como a sua família e seu caminho para Deus! Abços N'Eles!

Paulo disse...

Amigo Ecclesiae dei, são poucos degraus mas, tão ingremes para nós.

Amiga Maria João, nem mais.

Lavrador, seja bem vindo a este pequeno espaço. Obrigado pelo comentário.

Kenosis, adorei o seu comentário. Simples mas cheio de tanto para dar.