14 fevereiro 2011

Iniciação à Vida Cartusiana

O presente trabalho foi traduzido e adaptado do original francês, dum monge da Grande Chartreuse, feita na Cartuxa de Ivorá, e está acessivel no blog de Juan Mayo, no link dos trabalhos Cartusianos.
Para os devidos efeitos e, atendendo a que, para além de ter pedido autorização (à qual ainda aguardo resposta), é do dominio público, tomei a liberdade de aqui publicar uma pequena passagem deste excelente trabalho faseadamente, o resto é só fazerem o download...
Por Deus...Tudo!

A - A VIDA CARTUSIANA

Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento... e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas (Mt 22, 37- 40).

O fim

O fim da vida cartusiana é a união com Deus no amor (Estatutos Cartusianos 1, 4). A união mais profunda e contínua que seja possível nesta vida. Amor gratuito e íntimo de Deus, por Ele mesmo. Ele tem seu fruto em
Deus, que é o primeiro a nos chamar a sua amizade: Nele ele nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor (Ef 1, 4). É Deus quem se está doando, é o Espírito Santo em nós.

O caminho

A nossa vida, o nosso amor, é resposta ao amor. Ela está fundada sobre a fé no amor do Pai invisível feito palpável em Cristo e dado a nós pelo seu Espírito.
Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim (Jo 14, 6).
Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque, sem mim, nada podeis fazer (Jo 15, 5).
Filhos no Filho, nós entramos, participamos na vida íntima de Deus. Nascidos do Pai aspiram ao Espírito de amor que cria e regenera toda a humanidade, e todo o universo, eternamente. Já aqui neste mundo unidos a
Cristo, nós vamos ao Pai, no Amor: Pois, por meio dele, nós, judeus e gentios, num só Espírito, temos acesso junto ao Pai (Ef 2, 18) Um manancial se tem alumiado em mim e sussurra; diz no meu íntimo: vem em
direção ao Pai (Ignácio de Antioquia).
Os meios

Para abrir o nosso coração a este caminho de Amor e lhe purificar (porque só os corações puros verão a Deus: Mt 5, 8), nós praticamos a solidão, o silêncio, a pobreza, a castidade, a obediência, a caridade fraterna, a Lectio Divina, o estudo, o trabalho. Mas, sobretudo, nos damos à oração tão contínua quanto nos seja possível, que suba como incenso do altar do nosso coração. Oração de adoração, de louvor e de intercessão no Ofício Divino, onde a Igreja reza pelas nossas vozes. Oração de Cristo. Oração de íntima comunhão com Deus, dentro de nosso coração. Gemidos inefáveis do Espírito, que dão expressão ao desejo profundo e aos sofrimentos do homem e da Criação inteira: Assim também o Espírito socorre a nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir nem orar como convém; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis (Rom 8, 26). Oração da noite e do abandono. Oração de luz e de alegria. Silêncio de um coração que ama. Dilatação de nosso coração à medida do Seu. Presença. Pobreza. Amor. Simplicidade onde tudo se funda na unidade: Eu lhes dei a glória que me deste para que sejam um, como nós somos um (Jo 17, 22).

O Postulantado

O Postulantado é uma primeira aprendizagem da vida cartusiana. Este livro contém os ensinamentos necessários e os conselhos que nos ajudarão a adaptar a um estilo de vida solitário, silencioso e, contudo, fraternal. Toda ela ordenada à união com Deus no amor: Nele ele nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor (Ef 1, 4). Tendes a simplicidade e a humildade de vos deixar formar pelo ritmo da vida, dia a dia e pouco ao pouco aprendereis no interior pelo coração, os costumes de uma intimidade com Cristo. Vida de paz e de alegria, escola de caridade.

Sem comentários: