18 fevereiro 2011

Saudade

(Imagem retirada da net)

Acabei de ler o fabuloso texto do irmão em Cristo Victor Henriques que dá pelo título “A minha visita à Cartuxa”. Admito que beirou uma lágrima no canto do olho ao sentir o Amor que é demonstrado nas suas palavras.
São 6 páginas de uma enorme Paixão pelos Cartuxos…como eu também os admiro…
Quando os “conheci” e não me lembro como os conheci, nem como quando me apaixonei por esta vocação, sentia…”inveja”. Não no sentido pejorativo da palavra, mas sim, por Deus não mos ter apresentado antes…mas Ele lá sabe o que faz.
Ultimamente e, cada vez que leio algo sobre eles, escrito não por críticos mas por pessoas apaixonadas por Cristo e por este pedaço de Paraíso na Terra, começo a sentir saudade…
Não me perguntem o porquê desta saudade. Não é saudade por achar o “que quer que seja”, mas sim algo mais do que isso. Talvez seja (penso eu) saudade de Deus, saudade de onde parti, não sei. Sei e sinto apenas isso, nas palavras sentidas que vou lendo sobre esta vocação especial. Aliás, sem querer ser mais do que aquilo que sou, sinto um calor no meu coração e uma leveza enorme na minha alma, cada vez que os leio aqui, ali ou acolá.
Mas saudade, ainda que não saiba como nem porquê, é isso que sinto…uma enorme Saudade deste pedaço de Paraíso e da maneira destes Anjos de Deus viverem por nós, no silêncio e na oração constante. “Que trabalho mais escravizante”, poderão dizer algumas pessoas, no entanto, esta saudade leva-me ao ponto de dizer na minha alma: “ Como eu também gostava de ter a graça de ser “escravo” de Deus assim.”

Tenho fé e esperança em Deus, que um dia Ele me agraciará com a possibilidade de os conhecer e, nem que seja apenas por um dia, saborear no âmago da minha alma, a leveza que é trabalhar para Deus e o silêncio divino que ali se respira.

1 comentário:

joaquim disse...

A palavra saudade tem um significado tão especial para nós Portugueses, que abarca um sem núemro de sentimentos que tu, Paulo, aqui expressas de maneira tão bela.

Um abraço amigo em Cristo