15 outubro 2016

Cristo não tem corpo


Há alguns dias atrás, um casal amigo ofereceu-me um porta-chaves, um crucifixo completo. Da primeira vez que o usei como tal, e ao tirá-lo do bolso, o Nosso Senhor descolou-se e ficou no bolso.

A primeira coisa que me veio ao pensamento foram as palavras de Pedro:
“ – Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim.[1]

Depois desci há terra e senti que tinha sido um pensamento exacerbado, desmedido e quase como se fosse uma blasfémia perante Deus, por me ter lembrado dessas palavras, de alguém que é Santo, ao contrário de mim, imensamente pecador.

Naquele momento, caí em mim mesmo e lembrei-me das palavras do Santo Padre Papa Francisco  O Senhor ‘não fez alarde da sua condição divina’, sendo isto uma característica de toda a vocação cristã: quem foi chamado por Deus não se pavoneia, nem corre atrás de reconhecimentos ou aplausos efémeros; não sente ter subido de categoria nem trata os outros como se estivesse num degrau superior”.[2]

Quantas vezes nós, cristãos assumidos e até alguns, fazendo parte deste ou daquele movimento da igreja, não é tentado a querer ser mais do que os outros ou aguardando aplausos por algo que fez ou disse? Começando por mim, mas sabendo que o mais importante é o que Deus vê ou ouve no oculto[3] e não aquilo que os Homens veem ou ouvem.

Olho para o Cristo, que entretanto tirei do fundo do bolso…


Ali na minha palma da mão Ele parece indefeso, como O foi na cruz, no entanto, na Cruz fez o que o Pai lhe pediu. Tal como Ele, também nós se O quisermos seguir, devemos negar-nos a nós mesmos e tomar a nossa cruz dia após dia[1].

O porta-chaves poderá não estar completo para a maioria das pessoas, no entanto, se queremos tomar a nossa cruz, todos nós somos um pouco Cristo e, por incrível que possa parecer, neste dia dedicado a Santa Teresa D`Ávila, li um pequeno mas muito profundo poema dela, que de certa forma, transmite o que sinto:

“Cristo não tem corpo

Cristo não tem corpo, senão o teu,
Não tem mãos, ou pés nessa terra, senão os teus,
Teus olhos são os olhos com que Ele vê,
A compaixão neste mundo,
Teus são os pés com que Ele Caminha para fazer o bem,
Tuas são as mãos, com que Ele abençoa todo o mundo.
Tuas são as mãos, teus são os pés,
Teus são os olhos, és tu o Seu corpo.
Cristo não tem outro corpo na terra, senão o teu.”

Paulo Roldão
 15 de Outubro de 2016


[1]  Lc 9, 23 - 25



[1] Gl 2-20
[2] http://papa.cancaonova.com/quem-foi-chamado-por-deus-nao-corre-atras-de-reconhecimentos-diz-papa/
[3] Mt 6, 1- 6

Sem comentários: