06 outubro 2016

Passagens




Todos nós sem exceção, temos alguma predileção por alguns livros da Bíblia ou algumas passagens neste ou naquele livro. Por vezes, por algum acontecimento na vida, outras vezes porque são palavras de esperança e conforto. Existem outras ainda, sem se enquadrarem nas atrás descritas, fascinam-nos sem sabermos a razão, melhor dizendo, sem sabermos o porquê, apenas nos fascinam.
Vem esta introdução a respeito do Livro de Job, um dos livros Sapienciais do Antigo Testamento[1], livro esse que tem algumas passagens que nos fazem pensar um pouco. Uma que até agora me fazia pensar um pouco, sobre o seu significado é a que ele (Job) amaldiçoa o dia do seu nascimento[2], dizendo:
“ – Desapareça o dia em que nasci e a noite em que foi dito:
- Foi concebido um varão!”[3]
A Bíblia diz-nos que Job era justo e santo. Então como pode uma pessoa justa e santa amaldiçoar o dia em que nasceu, amaldiçoando assim o próprio Deus?
Tal como outras duvidas que tenho e muitos de nós temos, esta foi-me explicada na meditação matutina do Santo Padre Papa Francisco do dia 27 do mês findo[4]. O Santo Padre reflete nessa passagem e nas subsequentes, dizendo que Job sofria porque tinha perdido tudo. Todos os seus bens, inclusive os seus filhos. Acrescenta que geralmente um santo não pode agir assim, esclarecendo finalmente que Job não amaldiçoou Deus, apenas desabafou. Um desabafo de filho diante do Pai. Aliás, o Santo Padre cria até um certo paralelismo com o profeta Jeremias, o qual este também diz:
“- Maldito o dia em que fui concebido.”[5]
No entanto estes dois casos não são blasfémias, mas sim desabafos, porque ambos sentiam uma grande desolação espiritual. O Santo Padre frisa ainda que a desolação espiritual acontece a todos! Esta desolação faz-nos sentir como se tivéssemos a alma esmagada.
Depois de algum tempo, o Seu tempo, Deus respondeu a todos aqueles (tal como eu) que não tinham a precessão do seu significado ou melhor dizendo, como é que sendo justo e santo amaldiçoaria o Criador?
Fiquei feliz e de alma cheia com esta explicação/meditação, valendo a pena ler a meditação já referida, a qual, não só ajuda a desvendar esta duvida, como vais mais longe, mostrando algumas ajudas, não só para todos nós, que de certa forma muitas vezes agimos como Job, como também para todos aqueles que estão há nossa volta.

4 de Outubro de 2016


[1] http://www.capuchinhos.org/biblia/index.php?title=Job
[2] Jb 3, 1-3, 11-17, 20-23
[3] Jb 3 - 3
[4] http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/cotidie/2016/documents/papa-francesco-cotidie_20160927_tres-gracas.html
[5] Jr 20-14

Sem comentários: