03 dezembro 2010

Cartuxos (um oásis no meio do deserto)




“A vós, estimados filhos e queridas filhas da Cartuxa, que sois os herdeiros do carisma de São Bruno, compete conservar em toda a sua autenticidade e profundidade a especificidade do caminho espiritual que ele vos mostrou com a sua palavra e o seu exemplo. O vosso apreciado conhecimento de Deus, alimentado na oração e na meditação da sua Palavra, convida o povo de Deus a alargar o próprio olhar até aos horizontes de uma humanidade nova e rica da plenitude do seu sentido e unidade. A vossa pobreza oferecida para a glória de Deus e a salvação do mundo é uma eloquente contestação das lógicas de rendimento e de eficácia que, muitas vezes, fecham o coração dos homens e das nações às verdadeiras necessidades dos seus irmãos. A vossa vida escondida com Cristo, como a Cruz silenciosa plantada no coração da humanidade redimida, permanece de facto para a Igreja e para o mundo o sinal eloquente e a chamada permanente do facto que cada ser, hoje como ontem, se pode deixar prender por Aquele que é amor.” – Excerto da mensagem do Santo Padre aos membros da família dos cartuxos do IX centenário da morte de São Bruno.

Poderia começar este artigo de opinião de inúmeras maneiras, mas este excerto espelha aquilo que os Monges e Monjas Cartuxos vivem na liberdade plena da clausura de uma cela que acolhem por amor. Estes homens e mulheres trocaram a vida (como a maioria de nós a conhecemos) por uma outra vida, onde rezam pelo mundo e pelas suas necessidades, com aqueles que rezam e pelos que não rezam, com aqueles que têm fé e pelos que a não têm ou a perderam. Ninguém os vê, (atrevo-me a dizer que é quase um apostolado invisível), mas sente-se a sua presença.

“- Mas quem são estes monges Cartuxos e o que fazem concretamente?” Impõe-se a pergunta!

Não sendo um entendido na matéria, mas apenas um Cristão que nutre uma grande empatia por esta Ordem monástica, assim denominada (Cartuxa) por ter nascido nas montanhas de Chartreuse, impõe-se um pouco de história destes homens e mulheres que há mais de 900 anos continuam fiéis aos princípios do seu fundador São Bruno e quase nada foi alterado, fazendo jus ao lema inscrito no seu brasão “Stat Crux Dum Volvitur Orbis” que traduzido do latim para português quer dizer “Enquanto o mundo gira, a Cruz permanece firme”. A propósito disto, o Prelado eborense, no cinquentenário do restauro do Convento da Cartuxa de Santa Maria Scala Coeli, recordou os princípios que estão na base desta ordem e explanou uma tradução mais livre e mais enriquecedora para todos os Cristãos “O mundo gira, evolui e transforma-se mas a cruz permanece sempre com o mesmo significado espiritual, o mesmo valor redentor e o mesmo poder de atracção. (…)”
Esta Ordem, em inúmeros locais na net é referida como sendo a mais austera, pelo silêncio e solidão vividas. Em tudo são o “contrário” daquilo que é a vida dos nossos dias. A grande maioria de nós não suporta o silêncio, daí possuirmos rádios, televisões e outros objectos semelhantes, “só para preencher esse silêncio”, e vemos a solidão como uma doença terrível. No entanto, para os Cartuxos, silêncio e solidão é tudo menos isso. Eles optaram pela austeridade, optaram por uma vida de silêncio e pela solidão. Como se vivessem no deserto, têm como ícone São João Baptista. Para eles Deus fala no deserto, pois só com o silêncio se pode ouvir Deus e só com a solidão se poderá desfrutar da sua presença. O silêncio destes homens, imposto por regra mas acolhido por vocação, é diferente dos nossos silêncios. Os nossos são, às vezes, sinal de angústia, de debilidade, de medo, de orgulho e até de ódio poderão ser. Já o verdadeiro silêncio cristão é um silêncio positivo, de humildade, de contemplação, de alegria e de amor.
São pouco conhecidos. Não fazem grandes propagandas nem vocacionais nem existenciais. Mas eles lá estão, rezando pelo mundo e suas necessidades, com os que rezam e pelos que não rezam, com os que têm fé e pelos que a não têm ou a perderam.
Ainda que timidamente e com a humildade de um aprendiz de Cristão que O segue, como a Virgem Santíssima O seguia, defendo-os contra aqueles que apregoam que são pessoas 'inúteis' ou que fariam melhor trabalho pelo reino de Deus se andassem pelo mundo a pregar o Evangelho. Só quem não compreende a mística do silêncio e o valor da oração é que pode dizer uma barbaridade tamanha. Sentir que enquanto nós trabalhamos, discutimos ou outra situação similar, nos esquecemos de Deus, enquanto eles ali estão, no silêncio e na solidão, com Deus, suprindo de algum modo esse nosso esquecimento.
São Bruno, numa carta que dirigiu a um seu amigo de nome Raul, explicava-lhe o que era a Cartuxa, escrevendo:
"Que utilidade e gozo divinos trazem consigo a solidão e o silêncio do deserto a quem os ama; só o sabem quem os experimentou. Aqui podem os homens esforçados recolher-se em si quanto queiram, e morar consigo, cultivar com afã as sementes das virtudes, e alimentarem-se felizes dos frutos do paraíso. Aqui se adquire aquele olho cujo olhar fere de amor ao Esposo, olhar limpo e o puro vê a Deus. Aqui pratica-se um ócio laborioso, e repousa-se numa sossegada actividade. Aqui, com o esforço do combate, Deus premeia os seus atletas com a sua benevolência, a saber, 'a paz que o mundo ignora e o gozo no Espírito Santo'". Traduzindo por “miúdos” diria que os Cartuxos são uma “fonte misteriosa e inesgotável de energia espiritual”.
Depois de algum fervor nas minhas palavras sobre esta Ordem, devo também, dentro dos meus parcos conhecimentos, explicar o seu modo organizativo.
Em termos de efectivos, não chegam a 400, repartidos por 25 mosteiros ou cartuxas, ressalvando em especial a existência de uma em Portugal, mais propriamente em Évora. Cada uma é dirigida por um Prior eleito em escrutínio secreto. É ele que nomeia, depois, o conselheiro (mas que tem o titulo de vigário porque faz as suas vezes), o mestre de noviços e o procurador. O governo da Ordem da Cartuxa, em geral, pertence ao Capítulo dos Priores que se reúne de dois em dois anos na Grande-Chartreuse, a casa-mãe. O Prior da Grande-Chartreuse é, ao mesmo tempo, o Prior Geral da ordem.
Quanto à formação de um monge Cartuxo, segue os seguintes moldes:
- Após um tempo de discernimento, que poderá durar vários anos, e um longo retiro, o aspirante é introduzido no coro dos Monges. Segue-se o período de postulado que pode ir de três meses a um ano, após o qual os monges em escrutínio secreto votam o acesso do candidato ao noviciado.
O noviciado dura cerca de dois anos junto ao mestre de noviços para permitir uma familiarização com a espiritualidade, a liturgia, a Regra e os Estatutos da Cartuxa. Após o primeiro ano inicia-se a formação doutrinal, a saber: Padres do deserto, História da Igreja, Sagrada Escritura e demais doutrina, no fim do qual o noviço é admitido à profissão temporária pela Comunidade.
Após cinco anos dos votos temporários, e de contínua formação, o candidato é admitido à “grande profissão” e faz promessa de “estabilidade”, “obediência” e “conversão total”.
No que toca a hábitos e ao regime alimentar, a única refeição quente do dia é tomada ao meio-dia. Cela a cela é deixado pelos irmãos da cozinha o prato contendo peixe (nunca carne), legumes, compota. À tarde são dois ovos e fruta. Esta última refeição é suprimida durante a Quaresma. Têm sempre o cabelo curto, (cabeça mesmo quase rapada), usando alguns a barba. O seu hábito é constituído por uma grande túnica branca apertada na cintura por um cinto branco também. Por cima da túnica um grande escapulário, branco também, cujos panos da frente e detrás são ligados por duas tiras de lã.
O que poderá ser mais “difícil de compreensão” para o comum dos mortais é o dia do Cartuxo, que é regido pelo seguinte horário :

23h45 - Levantar
24h00 - Matinas do pequeno Ofício de Nª Senhora
24h15 - Laudes (na Igreja)
02h45 - Laudes de Nossa Senhora (na Cela)
06h45 - Levantar
07h00 - Angelus. Hora Prima da Nossa Senhora e do dia.
07h30 - Exercícios espirituais (na Cela)
08h00 - Hora Tércia
08h15 - Missa Conventual
10h00 - Exercícios espirituais (na Cela)
11h15 - Hora Sexta
11h30 - Refeição (na Cela)
12h30 - Tempo livre. Arranjo da Cela e outros trabalhos (na Cela)
13h15 - Hora Nona
13h30 - Exercícios espirituais (na Cela). Algumas vezes pequenos trabalhos de jardinagem
15h30 - Vésperas de Nª Senhora (na Cela)
15h45 - Vésperas do dia (na Igreja)
16h15 - Exercícios espirituais (na Cela)
17h15 - Pequena refeição
18h45 - Angelus. Exercícios espirituais (na Cela)
19h15 - Completas do dia e de Nossa Senhora (na Cela)
20h00 - Descanso

Apesar do muito que disse ou possa pensar que foi dito, não passou de um grão de areia na realidade vivida e sentida do Cartuxo, ao contrário de mim, que apenas me baseei em livros já lidos e o sitio da casa-mãe na net , isto é, muita teoria e prática zero.
Termino este artigo com o pensamento abaixo, que entretanto me ocorreu:
Cartuxos - Homens de Deus e Homens de Oração que no silêncio e na solidão conversam com Deus.”

30 de Novembro de 2010"

Sem comentários: