13 dezembro 2010

O ROSARIO - 1

Começo mais um artigo, desta feita sobre a história do Rosário.

o Terço

A sua origem

e a sua intenção primordial


por

Karl Jos. KLinhhammer S.J .


E is aqui em alguns traços concisos a história da origem do Rosário. Ela pode ajudar aqueles que o rezam a melhorar a sua maneira de o rezar, e levar aqueles que dizem não o poder rezar a rezá-Io. O Rosário tem particularmente a mesma origem que a devoção medieval do Sagrado Coração. Nasceu no tempo do Grande Cisma do Ocidente (1370-1417), num momento de infortúnio imenso, como amor restituído a Cristo, amor de inspiração e de expressão bíblica de que a Virgem Maria, sua Mãe, pode tornar-se o intérprete junto de nós.

I

A LENDA DO ROSÁRIO NÃO É ASSIM TÃO ANTIGA

Uma nota preliminar impõe-se: nós não devemos permitir-nos divulgar as lendas, quando há séculos sabemos que elas são falsas. Senão, aumentamos as dificuldades de crer naqueles que procuram a verdadeira fé.

Ora uma lenda, que resiste obstinadamente, pretende que o Rosário foi entregue durante uma aparição da Virgem a S. Domingos como proteção na sua luta contra os Albigenses. Esta lenda é falsa, embora seja mencionada em certos documentos eclesiásticos.

Já em 1743, quando aparecia o primeiro volume das «Acta Sanctorum» tratando dos Santos do mês de Agosto, o Bolardista Willem Kuypers S.J. prova que as biografias de S. Domingos não mencionam esta lenda ao longo dos dois primeiros séculos que seguiram a sua morte. Ele acrescenta que esta lenda não aparece senão em 1460 nas obras de Alam de Ia Roche O.P. (†1475). Ela é o fruto da sua imaginação excessiva devido (segundo Heribert Thurston S.J.) a uma confusão de nomes, pela qual ele confere a maneira de rezar do Cartuxo de Tréveris, Domingos de Prússia (†1460), ao fundador da sua Ordem. Depois de circunstâncias favoráveis e sobretudo graças à tipografia nascente, os trabalhos de Alam espalharam-se por toda a parte, dando crédito à lenda. Deus permite muito, certamente, em matéria de crença nos domínios próximos da fé; mas não é para que concentremos mais a nossa atenção sobre o conteúdo principal da nossa fé, em que Ele empenha a sua infalibilidade?

Tomás Esser O.P. editou em 1889 um manual para uso da confraria dominicana do Rosário no sentido da lenda. Mas nessa altura da redação teve dúvidas a esse respeito. Ele tem o mérito de ser o primeiro a explicar, aí por fins do século XIX, após um estudo aprofundado das fontes, que «a introdução progressiva dos pontos de meditação na oração do Rosário» remonta aos Cartuxos de Saint-Alban de Tréveris na metade do século XV. Ele podia ainda citar os nomes de Domingos de Prússia e de Adolfo de Esser.

Infelizmente não conseguiu reencontrar e explorara as obras originais dos Cartuxos de Tréveris.

Esse trabalho foi somente realizado durante estes doze últimos anos.

Teve como resultado esclarecer-nos definitivamente sobre a formação primeira do Rosário e sobre a sua intenção primordial.

Pela mesma ocasião, desmoronaram-se, como sem fundamento, todas as outras suposições ou teorias daqueles que - em comparação de Tomás Esser O.P. - se aventuraram bem imprudentemente. Entre estes últimos, citemos sobretudo as Irmãs Dominicanas de Toss, que estão próximas do místico Henrique Suso O.P. (†1366) e também de Henrique de Calcar O. Cart. (†1408).

Sem comentários: