27 outubro 2010

33 -A conversão de vida

"Quanto mais elevado é o caminho que se nos abriu aos que herdamos de nossos Padres uma forma de vida santa, maior perigo temos de cair, não só por transgressões manifestas, senão também pelo peso natural da rotina. Como Deus dá sua graça aos humildes, devemos recorrer sobretudo a Ele, e estar sempre em pé de guerra, não seja que a vinha eleita se converta em bastarda.

O que nosso ideal de vida se mantenha a sua altura, depende mais da fidelidade de cada um do que da acumulação de leis, a adaptação de nossos usos, ou inclusive a concorrência dos Priores.

Não bastaria obedecer as ordens dos Superiores e cumprir exatamente a letra dos Estatutos, se, guiados pelo Espírito, não sentíssemos segundo o Espírito. O monge, desde o começo de sua nova vida colocado na solidão, fica a seu livre arbítrio. Como já não é menino, senão varão, não ande flutuando levado por todo vento, senão examine o que agrada a Deus e siga-o espontaneamente, pondo em jogo, com sóbria sabedoria, a liberdade dos filhos de Deus de que é responsável ante o Senhor. Que ninguém, no entanto, tenha-se por sábio em sua própria estimação; porque quem descuida abrir seu coração a um guia experimentado, é de temer que, defeituoso de discrição caminhe menos do preciso, canse-se de correr ou, detendo-se, fique dormido.

Como, pois, poderemos cumprir nosso ofício no Povo de Deus como vítimas vivas, agradáveis a Deus, se nos deixamos separar do Filho de Deus, que é ao mesmo tempo vida e hóstia por excelência, pela relaxação e a inmortificação, as divagações da mente a vã charlatanearia, os inúteis cuidados e ocupações; ou se o monge na cela se acha aprisionado por seu amor próprio com miseráveis preocupações?

Esforcemo-nos com toda energia em estabilizar em Deus nossos pensamentos e afetos, com singeleza de coração e castidade de mente. Cada um, esquecido de si mesmo e do caminho deixado atrás, corra para a meta, para atingir o prêmio a que Deus o chama desde o alto em Cristo Jesus.

Mas quem não ama a seu irmão a quem vê, não pode amar a Deus a quem não vê. Dado que o fraterno diálogo entre os homens não se faz perfeito senão através do mútuo respeito das pessoas, certamente nos compete em grau máximo a nós, que moramos na Casa de Deus, dar depoimento da caridade que de Deus procede, quando recebemos amavelmente aos irmãos que convivem conosco, e nos preocupamos por abraçar com mente e coração o caráter e os modais deles, por mais diferentes do que sejam dos nossos. Porque as inimizades, as disputas e outras coisas semelhantes, nascem geralmente do desprezo dos demais.

Evitemos tudo o que possa prejudicar ao bem da paz; sobretudo, não falemos mal de nosso irmão. Se na Casa nasce alguma dissensão entre uns monges com outros ou entre os monges e o Prior, provem-se paciente e humildemente todos os meios que possam resolver o assunto com caridade, antes de comunicá-lo aos Visitadores, ao Reverendo Pai ou ao Capítulo Geral. O melhor é do que a paz se conserve na família conventual, como fruto do esforço e a união de todos. O Prior, nesses casos, não se mostre dominante, senão como um irmão; e se está em culpa, que a reconheça e se emende.

Como por causa dos Priores em grande parte decai ou floresce o espírito nas Casas da Ordem, tentem edificar com seu exemplo, praticando antes de ensinar, sem permitir-se falar nada que o mesmo Cristo não tivesse querido dizer por eles. Entregados à oração ao silêncio e à cela, façam-se merecedores da confiança de seus súbditos, e mantenham com eles uma verdadeira comunhão de caridade. Com benignidade e interesse vejam qual é sua vida na cela e qual seu estado de ânimo, para atalhar suas tentações aos começos, não seja que depois, quando o mal está muito arraigado, aplique-se demasiado tarde o remédio.

Por último hoje em dia há que evitar sobremaneira conformar-se ao mundo presente. Porque o procurar demasiado e abraçar com facilidade as coisas que olham à comodidade da vida, contradizem totalmente a nosso estado, especialmente porque uma novidade chama a outra. Os meios que nos concedeu a divina Providência não são para tentar-nos uma vida de presente. O caminho para Deus é fácil, pois se avança por ele não se carregando de coisas, senão desprendendo-se delas. Despojemo-nos a tal ponto que, tendo-o deixado tudo e a nós mesmos, participemos do estilo de vida de nossos primeiros Padres. "

Sem comentários: