31 outubro 2010

41 -A Liturgia em nossa Ordem

"Cume e fonte.

A Liturgia é a cume à qual tende a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde mana toda sua força. Nós, que o deixamos tudo para procurar a só Deus e possuí-lo mais plenamente, devemos celebrar o culto litúrgico com especial fervor. Pois enquanto realizamos os ritos sagrados, especialmente a Eucaristia, ao ter acesso a Deus Pai por meio de seu Filho, o Verbo encarnado, que padeceu e foi glorificado, na efusão do Espírito Santo, conseguimos a comunhão com a Santíssima Trindade.

Signo de contemplação

Quando celebramos no coro o culto divino ou recitamos na cela o Ofício, nossos lábios pronunciam a prece da Igreja universal, pois a oração de Cristo é única, e por meio da sagrada Liturgia se faz extensiva a cada um de seus membros. Ademais, entre os monges solitários os atos litúrgicos manifestam de um modo peculiar a índole da Igreja, na qual o humano está ordenado e subordinado ao divino, o visível ao invisível, a ação à contemplação.

Complemento da oração solitária.

Nossos Padres, ao correr dos séculos, tentaram que nosso rito se conservasse adaptado a nossa vocação eremítica e ao reduzido de nossas Comunidades; por isso é singelo, sóbrio e ordenado antes de mais nada à união da alma com Deus. Nossa Mãe a Igreja, como sabemos, aprovou sempre a diversidade de ritos litúrgicos, que manifesta melhor sua catolicidade e unidade. E assim, por meio dos ritos sagrados podemos expressar as mais profundas aspirações do Espírito, e a oração que brota do íntimo do coração adquire uma nova perfeição ao reconhecer-se a si mesma nas palavras sagradas.

A Liturgia se completa com a oração solitária.

Por outra parte, a oração comunitária que fazemos nossa pela celebração litúrgica, prolonga-se na oração solitária com a que oferecemos a Deus um íntimo sacrifício de louvor que está acima de toda ponderação. A solidão da cela é, efetivamente, o lugar onde o alma, cativada pelo silêncio e esquecida de toda humana preocupação, participa da plenitude do Mistério pelo que Cristo, crucificado e ressuscitado, retorna ao seio do Pai. Assim o monge, ao tender incessantemente à união com Deus, realiza em si mesmo todo o significado da Liturgia. "

Sem comentários: